Você já deve ter ouvido falar que a vitamina C ajuda a curar um resfriado ou que comer uma maçã por dia é o grande segredo para manter a saúde. Mito ou verdade?

Embora a alimentação tenha um papel fundamental na saúde, nem sempre esse tipo de dica é realmente eficaz. Veja curiosos mitos populares sobre comida e bem-estar:

VITAMINA C AJUDA A CURAR GRIPE

Mito. Há muitas controvérsias que deixam esse tema duvidoso. Existem inúmeros estudos que colocam em xeque essa afirmação e que, ao mesmo tempo, atestam o poder da vitamina C para prevenir resfriados principalmente em pessoas sob estresse físico, como atletas maratonistas, por exemplo. De fato, a vitamina C é um antioxidante importante, mas é preciso evitar doses excessivas desse nutriente, já que essa máxima, de que ela é aliada do combate à gripe, está tão enraizada em nossa sociedade. Cuidado com a automedicação.


TEM QUE COMER BASTANTE PARA SARAR!

Mito. O importante aqui não é apenas estar alimentado, e, sim, nutrido e hidratado corretamente. Ingerir nutrientes adequados contribui para a rápida recuperação, e até mesmo para melhorar a saúde em caso de internação ou tratamento de alguma doença. Ou seja, não se trata apenas de comer mais ou comer qualquer coisa, mas, sim, de comer corretamente.

A alimentação adequada ajuda em inúmeros aspectos quando estamos doentes e um dos principais pontos de atenção é com a saúde dos nossos músculos. Quando comprometida, ela pode levar a perdas de funcionalidade e independência. A nutrição pode contribuir, e muito, para evitar problemas em pessoas fragilizadas, oferecendo nutrientes que contribuem com a recuperação e o fortalecimento dos músculos.

COMER UMA MAÇÃ POR DIA É RECEITA DE SAÚDE

Verdade. Um estudo interessante realizado na Grã-Bretanha utilizou modelos matemáticos para mostrar que adultos que comiam uma maçã por dia poderiam reduzir o risco de doença cardíaca ou de acidente vascular cerebral. Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que uma maçã por dia reduziu a oxidação sanguínea dos níveis de colesterol ruim (LDL) em 40%. Fica a dica!

SUCO DE UVA PREVINE INFECÇÃO ESTOMACAL

Mito. Embora alguns estudos já tenham mostrado que o extrato de semente de uva, o suco de framboesa negra e o suco de romã são capazes de reduzir a eficiência do nonovírus, causador de gastroenterite, fora dos laboratórios de pesquisa não há ainda evidências concretas de que o suco de uva ou qualquer outro suco previne esse vírus estomacal. Então, a melhor recomendação para evitar esse tipo de infecção ainda é lavar as mãos frequentemente com sabão e água morna.

É importante ter em mente que diversos alimentos têm propriedades funcionais, mas somente trazem benefícios quando consumidos em doses certas. Para tratar e prevenir problemas de saúde, o ideal é sempre procurar um médico especialista que possa indicar alimentos e quantidades adequadas.

As informações são fornecidas para fins informativos somente e não substitituem a orientação de médico ou outro profissional de saúde. Você não deve utilizar a informação contida aqui para diagnosticar um problema de saúde ou doença. Você deve sempre consultar um médico ou outro profissional de saúde.