Corpo sarado e sequinho. Perder peso e ganhar massa muscular é, para muitos, uma busca diária, um ideal que exige esforço físico e cuidados com a dieta.

Mas, para chegar lá, é preciso ter disciplina e informação. A sua parte, você já está fazendo. No entanto, uma ajudinha é bem-vinda, não é verdade? Então, confira as dicas que eu trouxe para eliminar as indesejáveis gorduras e deixar seus músculos em evidência:

• Faça uma avaliação física. É importante conhecer o seu nível de condicionamento. Só assim, você vai trabalhar com segurança e eficiência.

• Não é porque o objetivo é ganhar músculos que você vai deixar de lado os exercícios aeróbicos. Afinal, eles não ficam aparentes se o percentual de gordura está alto.

• Aproveite as atividades que ajudam a queimar calorias, como caminhar, pedalar, dançar, lutar e correr. Mas tenha um bom planejamento. Nada de fazer além do que o educador físico prescreveu.

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• Um item que não deve faltar na sua rotina para aumentar a musculatura é o alongamento. Isso mesmo! Músculos, tendões e ligamentos precisam estar fortes e flexíveis para otimizar os resultados e evitar lesões.

• Se você não aderiu à musculação com receio de ganhar massa e ficar forte demais, reveja seus conceitos. Estudos recentes afirmam que essa prática acelera o metabolismo, favorecendo a perda de gordura.

E mais: se a intenção é perder peso, você não vai querer que a flacidez ocupe o lugar da gordura, certo? Ganhe massa muscular e deixe suas curvas mais firmes.

• Caso já esteja treinando com cargas, aumente-as sempre aos poucos. Ao usar as mesmas cargas durante meses, sua massa tende a fica na mesma também.

• Xô, rotina! Outro truque para dar um up na musculatura, é trocar os exercícios quando houver necessidade. É que o nosso corpo precisa de novos estímulos para mudar. E, vamos combinar, monotonia jamais!

• Sabe aquela sensação de que está se exercitando bastante mas, em vez de ganhar massa muscular, acontece justamente o contrário?
Um dos motivos da perda de massa muscular é a falta de repouso.

• Consulte sempre um profissional para acompanhar sua prática e evitar excessos.

• Recarregar as energias com, pelo menos, oito horas de sono é fundamental para perder peso e fortalecer a musculatura.
Nada de ir direto da balada para a academia.

Hidrate-se para não diminuir sua capacidade física. Com a transpiração, é perdida parte da energia necessária à contração muscular, ou seja, cai a performance. Com isso, suas metas ficam comprometidas.

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Se quer perder peso e ganhar massa muscular, alimente-se de forma correta

Bem, já falei sobre maneiras de emagrecer e ganhar massa muscular com sugestões para o momento de suar a camisa. E quando bate aquela fome antes e depois da malhação, você sabe como obter o melhor dos alimentos?

Primeiro: não fique muito tempo em jejum. Passar mais do que 3 ou 4 horas de estômago vazio, deixa o metabolismo lento e aumenta o acúmulo de gordura no corpo, e não a tão sonhada massa muscular.

Pular o café da manhã e dormir sem uma refeição leve e nutritiva é outro hábito que atrasa o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Um nutricionista é fundamental para montar um cardápio adequado às suas necessidades.

Reduzir a gordura corporal e ganhar músculos depende também do tempo que você leva para comer após os treinos, quando o organismo está debilitado e precisa de uma reposição rápida de nutrientes.

Deixar o corpo sem alimento quando mais precisa, faz com que ele busque algum tipo de reserva – a proteína dos seus músculos, por exemplo. Um perigo para quem quer tonificar os músculos!

Logo depois da atividade física, faça uma suplementação (com orientação especializada) ou uma refeição completa.

Viu só? Perder peso e ganhar músculos pode até ser uma tarefa complexa, mas com a sua determinação e as dicas de hoje, basta ter paciência, seguir firme no seu ritmo, evitando comparações – e você vai conseguir. O que não falta é torcida!

Até a próxima!

Acompanhe no Vídeo Abaixo Esta Série de 2 Minutos Para Perder Gordura Abdominal:

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