placa ao lado da escadaria da Avenida Sumaré, em São Paulo, diz: “Não existe elevador para o sucesso. Você tem que subir degrau por degrau“. A mensagem não está lá à toa. O local foi escolhido pela mulherada para praticar a novidade fitness. “Um treino intenso de 30 minutos chega a queimar até mil calorias“, diz o personal trainer Vinícius Possebon, um dos responsáveis pelo sucesso da tendência.

treino na escadaria

Além de reduzir medidas em um mês, a escada garante tônus para pernas e glúteos. “É diferente da corrida, que gasta massa magra”, explica Vinícius. Já o core é ativado para manter o equilíbrio. E, quando os degraus são combinados com exercícios para membros superiores, o resultado fica ainda mais interessante. “Dá até para substituir toda a musculação convencional.”

Outra vantagem é que a força extra imposta pela gravidade ajuda o sistema cardiovascular. “Estudos mostram que o treino intervalado de alta intensidade faz com que o coração e o pulmão respondam de forma mais adequada”, diz Felix Drummond, diretor do Instituto de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

Tenha em mente: o grande segredo para o sucesso é não deixar o batimento cardíaco cair. “Com isso, mantemos o metabolismo basal, que é o gasto diário de calorias, lá no topo. O descanso só acontece na descida e de forma ativa”, diz Possebon. Procure uma escadaria na sua cidade e coloque em prática o treino poderoso!

Assista ao vídeo com demostração do exercício para definir coxas e tríceps:

Exercício na escada: quem pode fazer?

Pode ser contraindicado fazer exercícios na escada para quem sente dores nas articulações, principalmente em função do impacto, problemas cardíacos ou respiratórios. Consultar um médico é recomendável antes de começar.

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