maiara maraisa entrevista 0817 400x800

Dupla sertaneja que conquistou o Brasil com seus hits, Maiara e Maraisa têm um histórico de grande variação de peso e inclusive já revelaram que engordaram após retirarem o balão gástrico.

Com uma rotina muito atribulada de mais de 30 shows por mês, além de outros compromissos profissionais, as irmãs confessaram ser muito difícil encontrar tempo para cuidar da saúde, apesar de se preocuparem com isso.

Dificuldade para emagrecer

“É muita correria e a família vai ficando de lado, a saúde vai ficando para depois, e os compromissos de trabalho se tornam a prioridade. Você faz dieta, mas parece que não emagrece, porque a cabeça está na adrenalina e fica mandando sinais ao corpo toda hora de que você está em perigo. Aí, não consegue emagrecer“, diz.

Como o estresse impede a perda de peso

O quadro que a sertaneja descreveu de forma muito simplificada não só ocorre de verdade como é cada vez mais comum, ainda que as pessoas não se deem conta desta influência. Trata-se do aumento do hormônio cortisol no organismo, uma substância química liberada pelo cérebro quando estamos em uma situação de perigo.

mulher com estresse 0517 400x800 0

Dentre as funções protetoras que ele exerce, destacam-se o aumento da imunidade, elevação da resistência à dor e acúmulo de gordura corporal.

Por que engorda?

As reações causadas pelo cortisol são fundamentalmente voltadas para a sobrevivência do indivíduo, e é por isso que ocorre o estocamento de gordura, tecido responsável por nos fornecer energia. Em uma situação de perigo, o corpo prefere queimar músculos para obter calorias e, assim, garantir a reserva de gordura, prolongando a vida.

O problema é que, no estilo de vida atual, o hormônio está sendo secretado em excesso e constantemente, e não mais em situações extremas – o que Maiara descreveu como “o cérebro mandando toda hora sinais de que você está em perigo”.

barriga obesidade homem 016 400x800

“O aumento excessivo do cortisol proporciona o aumento principalmente de gordura na região abdominal, uma das mais danosas, pois favorece doenças cardiovasculares”, alerta Sgavioli, destacando que o estresse está diretamente ligado à dificuldade de perder peso.

O que fazer?

O cortisol em si não deve ser encarado como vilão, já que tem um papel importante na proteção da vida. “Ele é interessante para o corpo. Estando em um nível adequado, ajuda no controle do estresse, melhora a imunidade, reduz inflamação corpórea e controla a hipertensão e o açúcar no sangue”, esclarece a nutricionista.

A solução é buscar alternativas para minimizar os momentos de estresse e ansiedade no dia a dia, a fim de manter um equilíbrio hormonal e permitir o funcionamento do organismo em suas condições adequadas.

acordar sono despertador 0517 400x800

  • Tenha um descanso satisfatório à noite: além de estimular o cortisol, a falta de sono aumenta o apetite;
  • Não faça dietas restritivas: a privação também provoca estresse mental e físico;
  • Invista em atividades prazerosas e motivadoras fora do ambiente de trabalho;
  • Procure manter o corpo ativo: um nível moderado de atividade físico é aliado contra o estresse;
  • Sempre que possível, caminhe por 5 minutos após o almoço para relaxar e tomar um pouco de sol.