Qual é o alongamento mais indicado para se fazer antes dos exercícios da QUEIMA DE 48 HORAS? Existe algum específico?

Alongar é uma necessidade. O alongamento melhora a flexibilidade, que é uma das qualidades físicas fundamentais. Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou da modalidade praticada, deve incluir exercícios de alongamento. Apesar do consenso quanto à necessidade de fazer alongamento, existem inúmeras controvérsias a respeito desta prática.

Queima de 48 Horas 2.0

As controvérsias dizem respeito à eficácia do alongamento na prevenção de lesões, à indicação de alongar imediatamente antes ou logo depois dos exercícios, à duração do alongamento para cada grupo muscular entre outras.

Se você já frequentou academia ou fez outros exercícios por conta própria, deve saber que quando seu corpo não está bem condicionado para os exercícios podem ocorrer lesões. Isso acontece geralmente quando estamos sedentários, mas é de suma importância alongar os músculos mesmo quando já estamos em um nível mais avançado. Muitos estudos mostram que quando você apenas se alonga antes do treino, não previne o corpo de lesões. O que é necessário mesmo, antes de treinar, é elevar a temperatura corporal através de um aquecimento.

Existem até alguns estudos que mostram que se o alongamento for muito pesado antes do treino, você pode perder performance. Por exemplo, se a musculatura da perna tiver um alongamento muito intenso antes de um agachamento, você pode perder forças para executar a sequencia de exercícios.

Duração do alongamento

Os estudos avaliados na revisão do MSSE (Medicine and Science in Sports and Exercise) permitem recomendar que o alongamento de um determinado grupo muscular tenha a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos que 15 segundos não trará efeito e mais que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.

A recomendação final é investir em um programa de alongamento, pois a melhora da flexibilidade é um benefício que proporciona não só a possibilidade de prevenir lesões, como também de melhorar o desempenho físico e a qualidade de vida.

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