Para emagrecer de forma correta, saudável e definitiva, todo mundo sabe que é necessário disciplina e força de vontade, porém muitas pessoas fogem da academia e alegam falta de tempo ou de dinheiro para não ter que frequentar o recinto. Porém, um exercício extremamente fácil e que realizamos durante o dia pode ser a cereja do bolo que faltava para emagrecer com sucesso: a caminhada.

Enquanto caminhamos, nosso corpo esta queimando gordura para produzir mais energia a fim de continuar desenvolvendo essa função; e esse gasto de calorias é que nos ajuda a perder aquelas gordurinhas tão indesejadas.

Esse talvez seja um dos benefícios mais famosos da caminhada. Este exercício é útil para emagrecer e o efeito pode ser potencializado por quem o realiza. A demanda calórica que o organismo passa a ter pode aumentar ou diminuir de acordo com a frequência e intensidade do seu caminhar.

Veja agora algumas dicas para emagrecer com a caminhada:

Caminhar após as refeições (principalmente após o jantar), além de auxiliar na digestão, ajuda o corpo a perder até 2x mais peso, além de diminuir os níveis de gordura e açúcar no sangue.

Fazer o exercício ao ar livre queima mais. Isso mesmo, a rua oferece mais atrito do que a esteira, e por isso o corpo precisa se esforçar mais para desenvolver corretamente essa atividade, o que permite queimar mais gordura.

Respirar de forma correta também é uma forma de perder peso. Enquanto se pratica qualquer tipo de exercício físico, o correto é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, a um ritmo natural, prestando atenção para não respirar apenas pela boca ou mesmo privar o corpo de oxigênio.

Quando respiramos da forma correta nosso corpo precisa queimar mais calorias para garantir que essa função seja bem desempenhada, por isso corrigir a forma como se respira durante o exercício também pode ajudar a emagrecer.

Aumentar a intensidade da caminhada para obter maior gasto calórico. Ande os primeiros 10 minutos com uma intensidade leve e acelere o passo nos 10 minutos seguintes, voltando a diminuir nos 10 minutos finais. Você pode inclusive intercalar caminhada e corrida quando sentir que seu condicionamento físico já permite se arriscar mais.

A caminhada e o metabolismo

O metabolismo é responsável pela taxa metabólica do corpo, ou seja, quanto o organismo produz de energia e, consequentemente, gasta de calorias. Praticar exercícios físicos é uma das formas de acelerar o metabolismo, e por isso ajuda a emagrecer.

Mesmo horas após a execução do exercício, o corpo continua a queimar gordura por conta do metabolismo que permanece acelerado, devido à atividade física. Portanto, a caminhada ajuda a emagrecer também por esse fato.

É fato que uma célula de massa muscular queima mais calorias para se manter do que uma célula de gordura. Isso faz com que os músculos de quem pratica caminhada convertam mais gordura em energia do o corpo de pessoas sedentárias.

Caminhar Controla a vontade de comer

Caminhadas podem conter a compulsão por chocolate ou outras comidas calóricas. Isso porque as pessoas tendem a comer chocolate (ou doces em geral) e outras comidas calóricas quando estão estressadas com questões de trabalho ou vida pessoal. Pessoas deprimidas e depressivas apresentam o mesmo problema.

Estima-se que apenas 15 minutos de caminhada (esteira ou ao ar livre) seja suficiente para diminuir significativamente a vontade de comer doces.

Além de ocupar o tempo e a mente, distraindo a pessoa, que deixa de pensar em comida, a caminhada libera endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e bem estar. A endorfina ajuda a emagrecer porque combate o estresse, causador de compulsão das pessoas por comida.

Saiba incluir a caminhada na sua rotina

As caminhadas que fazemos normalmente, para realizar atividades corriqueiras, são muito válidas no processo de emagrecimento e de condicionamento físico.

Porém, é preciso saber como potencializar os resultados da nossa caminhada do dia a dia. Ir ao mercado, ao trabalho, à farmácia, etc. são deslocamentos frequentes que provocam um gasto de gordura extra e proporcionam momentos de relaxamento.

A caminhada ajuda a emagrecer, melhora a respiração, a postura, a circulação sanguínea, e ainda por cima colabora para perder as gordurinhas localizadas. Por apresentar esses e mais benefícios para a saúde (como redução do colesterol, condicionamento físico, aumento da massa magra e prevenção da diabetes), você só tem a ganhar praticando esse exercício diariamente.

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