Pilates leva esse nome graças ao seu precursor, o alemão Joseph Pilates, que desenvolveu exercícios baseados nas necessidades específicas de cada paciente. O método pilates se destaca pelo forte condicionamento físico visando equilíbrio e postura. Mais recentemente ganhou fama entre quem precisa perder peso. Mas, afinal de contas, pilates emagrece?

Os exercícios de pilates promovem o fortalecimento e flexibilidade dos músculos, o que os tornam bonitos e saudáveis. Esses exercícios fortalecem principalmente os músculos da região abdominal e alongam músculos encurtados, o que aumenta a mobilidade das articulações. Além de ser um ótimo remédio contra stress, ajudam a melhorar a postura da pessoa como um todo.

pilates emagrece

Acredita-se que o fortalecimento dos músculos centrais do corpo (abdominais e da lombar) promove a estabilização da postura, fazendo com que a pessoa passe a realizar todos os movimentos de forma ereta e alinhada. Portanto, pilates emagrece e melhora a postura.

Pilates contribui para o emagrecimento de três formas distintas:

·         Aumenta a massa muscular e Corrige a respiração

·         Evita a ansiedade

·         Queima calorias

O aumento da massa muscular e uma respiração correta contribuem para o aceleramento do metabolismo corporal, ou seja, o organismo passa a queimar mais gorduras em todas as atividades que for praticar.

Por ser um exercício que trabalha corpo e mente, o pilates previne e trata a ansiedade, doença responsável pela compulsão por comida e principalmente doces.

pilates emagrece

Alguns exercícios de pilates, quando realizados da forma correta, podem promover um razoável gasto calórico, com cerca de 500 calorias gastas por aula.

Vale lembrar que, muitas vezes, parte da saliência da barriga se deve à má postura e não aos quilos extras. O pilates corrige a postura, de forma que seu corpo como um todo fique mais elegante e alongado. Portanto, o pilates promove o aprimoramento do corpo, aumento no bem-estar e da satisfação com a própria silhueta.

Em outras palavras, exercícios de pilates substituem as células de gordura por massa muscular, modelam o corpo, aceleram o metabolismo, tonificam a musculatura, alongam os músculos, corrigem a postura e te deixam de bem com a vida.

Pilates emagrece, mas é preciso ter atenção. Há uma vasta gama de movimentos e que podem ser realizados de diversas maneiras, portanto é fundamental que o praticante de pilates esteja sempre na presença de um profissional qualificado. Essa pessoa precisa estar a par das necessidades e limitações do corpo de cada aluno, além de orientá-lo e corrigi-lo o tempo todo para evitar possíveis lesões, principalmente nas costas.

Veja também:  ZUMBA FITNESS – SAIBA TUDO SOBRE A NOVA ONDA DAS ACADEMIAS

As aulas podem acontecer de duas a três vezes por semana, e por apresentar diversos benefícios é preciso saber escolher o melhor tipo de profissional. Por exemplo, quem procura utilizar do pilates para emagrecer e melhorar o condicionamento físico, pode procurar por um profissional de educação física especializado em pilates.

Se a pessoa esperar tratar alguma doença, lesão na coluna ou corrigir a postura, então é melhor escolher um bom fisioterapeuta especializado em pilates.

pilates emagrece

O método já foi muito usado para reabilitar pessoas com problemas causados por doenças como hérnias de disco, escolioses, dores na coluna, nos ombros, joelhos, tornozelos, artroses, nos pós-cirúrgicos, doenças neurológicas, dores de gestantes, idosos, entre outros. Em síntese, o pilates pode ser utilizado para tratar e reabilitar, ou apenas condicionar, diversas partes do corpo.

Veja também: COMO PERDER PESO E GANHAR MASSA MUSCULAR

Não existe uma idade correta para praticar pilates. Idosos, adultos e até crianças podem se exercitar, é tudo uma questão de saber o que quer. O pilates emagrece, mas possui outros inúmeros benefícios que as pessoas precisam conhecer. Para quem quer fugir do sedentarismo ou para quem já é um exímio atleta, o pilates nunca será dispensável quando o assunto é alcançar novos objetivos.

CLICK AQUI PARA CONHECER O PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO CORPO DE 21